3, 2, 1… foi

Bem vindos!
Vamos ao primeiro post do Caminhando Eu Vou.

Pra quem já leu na página Sobre do blog, já viu que vou contar aqui sobre minha preparação para caminhar o famoso Caminho de Santiago de Compostela, o caminho Francês mais especificamente. Bom, pretendo fazer a peregrinação em 2015, Setembro/Outubro, ainda estou pesquisando a melhor data, mas como tudo, também dependo do meu bolso até o deadline que criei na minha cabeça, mas isso pode ser assunto para um post futuro não é verdade?!

Um bom local para caminhar. Beira-mar de São José / SC
Um bom local para caminhar. Beira-mar de São José / SC – Foto: Marcos Campos

Vamos começar com o mais óbvio que preciso para realizar o Caminho, preciso caminhar, é claro. Não sou sedentário, sempre pratiquei esporte, skate, bike, basquete, de tudo um pouco, atualmente pratico slackline sempre que sobra um tempinho. Mas caminhar já faz parte do meu dia, tento sempre fazer as coisas a pé, isso ajuda na saúde, mobilidade urbana e tudo mais. E desde que decidi realmente caminhar os 800km do Caminho Francês, venho tirando uma horinha(ou duas) do dia para somente caminhar. Tenho feito cerca de 8 a 10km diários, acredito que é o suficiente para manter o corpo acostumado a caminhadas, com o tempo e quando estiver mais próximo da data de partida, irei aumentando gradativamente o tempo de caminhada para que o corpo não grite tanto quando, por cerca de 30 dias, caminharei uma média de 30km diários nos mais diversos terrenos e com mochila nas costas.

Onde eu caminho?  Onde pode-se começar uma preparação? Bom… acho que isso não tem muita importância no início, pode-se caminhar em pista de caminhada, rua, avenida, praia, acredito que o importante é se exercitar, pra quem gosta e pode, uma academia pode ser uma boa também, esteira, trabalhar pernas, isso tudo tenho certeza que será de grande valor na hora que estiver no Caminho. Você pode tirar uma meia hora do dia para dar uma caminhada, acordar mais cedo e andar no quarteirão já é um começo, depois que pegar gosto é só ir aumentando conforme o seu tempo disponível. Lembre-se de caminhar com um calçado adequado e uma roupa leve, sempre fazer um alongamento antes e depois da caminhada, mais pra frente faço um post sobre isso, é um assunto bem importante para o bem-estar da caminhada.

Bom… para um primeiro post, acho que já escrevi demais, o resumo disso tudo é: primeiro passo para fazer o Caminho de Santiago é estar preparado para caminhar e isso você faz… caminhando, simples assim!
Abraço e até o próximo.

6 comentários

  1. Olá!
    Tal como tu, também estou a planear fazer o Caminho de Santiago (Português) em 2015 – abril – mas, como primeira experiência, vou começar em Valença do Minho (112Km aprox.). Comprometi-me com um grupo de amigos organizar uma ida a Santiago, logo, interessa-me divulgar o que já pesquisei sobre o Caminho como forma de preparação, para mim e para todos. Não sou perita em Blogs, porque é a fazer que vou descobrindo como tudo funciona, mas ao fazê-lo consigo mais facilmente transmitir todas as informações que considero importantes ao grupo de amigos e a todos que se queiram juntar à caminhada.Obrigada pelas tuas dicas.
    Fica aqui o link para o meu blog: http://margaridalma2.blogs.sapo.pt/

    Curtir

  2. Achei esse teu post depois de ter escrito no último!! Hehehe….legal! Eu pretendo começar minhas caminhadas em breve (Novembro e dezembro). Sempre pratiquei corrida, caminhada, marcha atlética, bicicleta, academia, mergulho….mas confesso que estou parada desde Julho :/ Sei que não há desculpas para estar parada, falta de tempo é a pior delas, mas andei bastante preguiçosa 🙂

    Como disse antes, moro em Portugal, mais precisamente em Peniche, a 90 km ao norte de Lisboa, cidade litorânea. Aqui tem bastante terreno irregular para praticar caminhadas. Reparei na tua foto da Beira Mar de São José hahahahaha Morei em Floripa de 1999 a 2004 nos Ingleses / Santinho! Tenho vaaaarios amigos aí 😉

    Mundo pequeno!

    Até breve!

    Curtir

Deixe um comentário

