Caminhando com qualquer tempo

Chuva chegando um dia desses. Foto: Marcos Campos
Chuva chegando um dia desses. Foto: Marcos Campos

Lá vem chuva! É assim que um vizinho meu falou quando me encontrou na última segunda-feira por volta das 21h indo caminhar. Como procuro fazer diariamente eu ando em uma pista de caminhada de um shopping próximo de casa, é um dos locais que gosto de ir, uma por estar perto outra por ser tranquilo com pouca gente. Claro que não é aquela super preparação para o Caminho de Santiago, mas é uma maneira de manter o corpo ativo e acostumar com a caminhada diária com bastante antecedência, quando chegar mais próximo da data, que ainda falta bastante, dai a coisa muda de figura e as caminhadas serão mais longas em terrenos diferentes e equipado com o que levarei no Caminho.

Ok, mas o post é pra falar sobre caminhar com qualquer tempo, sol, chuva, vento, frio, qualquer que seja porque quando for dada a partida no Caminho, não tem desculpa de que está chovendo ou que esta frio ou que está muito sol para seguir em frente, tem que caminhar de qualquer jeito. E na segunda-feira(25) fui caminhar com um tempo que prometia chuva, alonguei por uns 10 minutos(acho que precisa mais na verdade, vou me informar sobre isso) peguei os fones de ouvido e fui. Depois de 1h30 de caminhada virou um vento que dificultava até a passada, parecia um bêbado andando. O vizinho acertou, vinha uma baita chuva mesmo, mas lembrei da questão do Caminho e resolvi continuar com o objetivo de fechar 10km de caminhada, olhei no aplicativo do celular e faltavam 2km ainda. Quer saber?… continuei. Peguei um pouco de chuva durante os 2km que faltavam, não foi muita coisa na verdade, dei sorte de acabar a caminhada pouco molhado, quando entrei em casa desabou o céu. Sorte!

Acredito que durante o Caminho a chuva deve ser uma fator complicado mesmo, vi vários vídeos de pessoas andando com chuva, tudo vira lama, meu humor será colocado à prova, andar com uma chuvinha é tranquilo, até legal, mas com muita chuva é pra matar, ainda mais pra quem usa óculos, é muito chato.
Aqui fica claro a importância de estar bem equipado, sempre lembrar de usar bota com membrana à prova dágua, levar capa de chuva daquelas que cobrem a mochila junto, colocar as roupas e todos os pertences dentro de sacos plásticos dentro da mochila, tem que estar preparado pro dilúvio acredito eu. Ao menos assim minimiza as chances de complicações devido a água.

Enfim, ao meu ver faz parte da preparação caminhar com qualquer tempo, sem desculpas.
Vou fazer um próximo post falando sobre o tempo no Caminho de Santiago e os melhores meses para fazê-lo. Isso já ajuda na programação pra quem gosta de calor ou frio, muita chuva ou pouca chuva, ajuda na definição de que roupa levar equipamento e uma série de coisas.

Valeu! Até o próximo post e bom Caminho!

Deixe um comentário

