Quando ir? Frio, calor, chuva, sol, estudante…

Vou tentar definir, na minha preferência, qual seria a melhor época do ano para se percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, essa é uma parte bem importante do planejamento pois irá influenciar em humor, equipamento, vestuário, hospedagem e esforço, sabendo qual a melhor época você já pode programar suas férias e começar a pesquisar passagem, normalmente comprando com antecedência fica melhor o preço.

Como não gosto de calor, apesar de morar em uma região onde frio mesmo não acontece, pretendo fazer o Caminho entre os meses de Setembro e Outubro, mas ainda não decidi 100% a data de início. Os meses de Setembro, Outubro e Novembro, fazem parte do período de Outono na Espanha o que me agrada muito devido as temperaturas mais legais(leia-se, baixas) e também por ser um período mais seco, com uma chance menor de chuva que é um fator que conta muito para o meu bom humor e que dificulta bastante uma caminhada como essa. Claro, isso não é regra, já vi relato de gente que na Primavera pegou neve, esse tempo tá virado minha gente, tem sempre que lembrar disso!

Vamos as estações então:
Inverno: Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março
Primavera: Abril, Maio, Junho
Verão: Julho, Agosto
Outono: Setembro, Outubro, Novembro

Bom, somente com estas informações já dá pra se programar de uma forma mais ampla, depois é só lapidar para definir a data exata, mas vale lembrar alguns detalhes particulares de cada estação para que tudo saia como você espera.

  • Inverno, entre 16º C e -4,5º C, este é desaconselhável pois o frio na Europa é punk e normalmente a travessia dos Pirineus, fecha devido ao clima hostil, muita neve e gelo. A subida do Cebreiro me parece que também complica. Enfim, é perigoso, morre gente. Portanto, inverno não dá!
  • Primavera, entre 24º C e 5º C, até onde eu li é bem bacana, acredito ter mais chance de chuvas, mas com toda a certeza o visual deve ser incrível com flores e campos belíssimos e com dias mais longos, mais horas de luz do sol.
  • Verão, entre 38º C e 12º C, esse deve ser a desgraça, o calor na Espanha é absurdo e segundo alguns relatos, o calor do Caminho durante o verão você nunca esquece. Além disso tem as férias por lá, o Caminho lota de estudantes e fica complicado achar vaga em albergue, os comerciantes aproveitam e sobem o preço de tudo, não deve ser legal.
  • Outono, entre 25º C e 7º C, como escrevi antes, deve ser o mais tranquilo pra quem gosta de um friozinho na medida certa(espero que esses 25ºC não se concretizem quando eu for, prefiro os 7ºC), perfeito ao meu ver, é nele que eu vou, talvez no finalzinho, pra pegar início do inverno já nas últimas etapas com as temperaturas começando a cair.

Tenha em mente que o clima vai influenciar no peso da sua mochila, no tipo de roupa e no meu caso, certamente no humor, chuva e calor demais não é legal, não gosto! Então, pense bem antes de marcar as passagens, planeje e faça como eu tenho feito, leia tudo, assista tudo e faça tudo com bastante antecedência, a chance de errar será bem menor(assim espero).

Valeu, abraço e até o próximo post pessoal. Bom caminho!

 

Deixe um comentário

