A primeira coisa antes do primeiro passo

É assim que começa, estica daqui, estica dali, dói um pouco, segura, mantém esticado.
Antes do primeiro passo da caminhada é extremamente importante fazer um alongamento, depois da caminhada também, não vai esquecer.

Foto: Marcos Campos
Foto: Marcos Campos

Quando resolvi tirar um tempinho pra caminhar logo lembrei  do alongamento, antes de qualquer atividade física mais longa ou intensa eu sempre dou uma longada, me sinto bem. Mas o importante é saber se estou fazendo isso certo. Então busquei um pouco de informação na internet e nas plaquinhas que existem no local onde costumo caminhar. É… acredito que tô fazendo certo sim, ao menos não fico dolorido no dia seguinte, isso já é um bom sinal.
A importância de alongar antes da caminhada é gigante, vai influenciar até mesmo na circulação sanguínea e vai deixando os músculos do corpo mais preparados para enfrentar um exercício constante, mas não pensa que só isso tá bom não, depois do exercício também é super importante, ainda mais se a gente quer conseguir dormir bem e sem cãibras, no outro dia também é legal ficar sem dor nas pernas.
O Alongamento pós caminhada ajuda a eliminar o excesso do ácido lático que fica nos músculos, ácido demais faz a gente ficar dolorido no dia seguinte não dando vontade nem condições de manter a caminhada diária que será necessária para quem quer fazer a peregrinação a Santiago ou apenas a caminhada do dia-a-dia que é bacana e faz bem.

Pelo que li até hoje sobre o exercício da caminhada, estou alongando as partes certas do corpo. É preciso alongar os músculos maiores como pescoço, braço e perna. Faço assim ó:

Alongamentos

Começo puxando a cabeça para o lado, levando a orelha a tocar no ombro, faço para os dois lados e fico 10 segundos em cada.
Depois puxo o braço para o lado segurando pelo cotovelo, também mesmo tempo para os dois lados.
Depois puxo o pé pra trás até encostar na bunda, tempo igual para todos.
Dai toco os dedos da mão na ponta do pé sem dobrar os joelhos.
Depois empurro a parede, sim aquela posição para alongar a panturrilha.
Por último gosto de me agachar e sentir as coxas se esticando, afasto um pouco o joelhos pra esticar a virilha também.
Todos eles eu faço fazia 10 segundos apenas, agora li que o certo são de 15 a 20, vou fazer assim então.

Repito os mesmos alongamentos algumas vezes e também depois da caminhada, desde o primeiro dia não fiquei dolorido, acredito que tô fazendo certo. Claro que existe uma infinidade de alongamentos, é só escrever no Google “alongamento” que vem trocentas formas de alongar, mas eu tenho feito somente essas.
Se alguém que estiver lendo for especialista no assunto, dá outras dicas nos comentários, é importante e todos agradecem.

Uma outra coisa que li é que se respirar errado ou estiver com um ritmo muito rápido, pode sentir algumas dores estranhas, principalmente no peito e braço. Eu tenho sentido nos ombros e percebi que cuidando a respiração e a postura ela passa.

É isso ai pessoal, estique-se para poder manter o ritmo de preparação.
Abraço e até o próximo post. Bom caminho!

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