Boto bota?!

Um dos assuntos que mais vejo pela internet quando pesquiso sobre calçado para o Caminho de Santiago é: Fazer o Caminho de tênis ou de bota ?
Não vou escrever aqui o que é melhor ou o que é pior, acredito que isso é uma mescla de escolha pessoal, adaptação, necessidade e grana. Vou tentar relatar a minha preferência até o momento e o porque dela, perfeito?

Como ainda estou em uma fase de preparação que não faço caminhadas longas em terrenos diferentes, não tenho uma bota específica(já viram que minha escolha é bota e não tênis), até tenho uma, mas não é das melhores para caminhar, quebra o galho se precisar, mas distâncias longas, pedras e chuva, acredito que ela me faça sofrer. Faço minhas caminhadas urbanas de tênis, destes modelo runner da Tryon, gosto do conforto dele, da ventilação e da leveza, muito bom para esse propósito. Viram que falei de caminhadas urbanas ok! Não vejo ele como uma boa opção para um terreno de chão batido, deve escorregar muito, menos ainda em uma situação de chuva ou lama, como disse é somente para minhas caminhadas onde tento manter o exercício e acostumar as pernas a caminhar diariamente uma distância razoável(normalmente de 8 a 10km).

Essa é a membrana Gore-Tex
Essa é a membrana Gore-Tex

Tá mas e no Caminho?! No Caminho pretendo usar botas com um cabedal mais rígido talvez, tenho os tornozelos meio problemáticos(muitos anos de skate) e fico com receio de virar o pé pois o terreno é convidativo para isso, também acho elas mais robustas, fortes, confortáveis e seguras para andar sobre pedras soltas e cascalho, uma topada por dia é inevitável, tenho certeza, e nisso a bota deve se sair bem. Tem também a questão da chuva, lama e tudo mais, realmente minha escolha é bota para trekking. E lembre-se de escolher com membrana respiratória, as que são somente impermeáveis, não deixam o pé respirar, a membrana respiratória deixa sair o suor do pé e não deixa entrar água. Quando for comprar pesquise bem se possui Gore-Tex ou Novadry estas são as membranas respiráveis que encontrei, talvez tenham outras com outros nomes, mas só ouvi boas referências dessas.

Botas

Existem inúmeras botas no mercado, Solomon, Timberland, North Face, Quechua, La Sportiva, Vento, Snake, Asolo, Columbia e por ai vai,  já pesquisei muitas delas, conheço quem já fez o Caminho de Timberland, Solomon e Quechua, nenhum reclamou de suas botas, ao contrário de muita coisa que já li sobre algumas marcas. Os valores são bem variados, tem bota de R$300,00 e bota de R$1.000,00, vai depender muito do bolso. O importante é provar a bota antes de comprar, provar e andar com ela pela loja, obrigatoriamente com o tipo de meia que irá usar na caminhada, normalmente compre um número maior que o seu, pois as meias são mais grossas, o pé incha, se ficar muito justa, nas descidas irá machucar a unha seriamente. Atente a amarração da bota, deve ficar firme no calcanhar mas deixar o pe ter movimento, deve dar espaço para os dedos se mexerem, se estiverem apertados  troque de modelo. Conheço quem já perdeu algumas unhas amaciando bota.

Amaciar bota, isso é um ponto importante também, até mesmo meu tênis precisou de algumas caminhadas para ficar gostoso no pé. A bota é a mesma coisa pelo que me contam, é preciso colocar no pé alguns bons meses antes da partida e andar bastante com ela, até mesmo no dia-a-dia, quando for caminhar é legal utilizar o tipo de meia que irá usar lá no Caminho, assim a bota vai se ajustando ao pé e não causará problemas durante a peregrinação, nesse processo pode acontecer desconforto sim, mas acredito que seja normal. O importante é ela estar confortável para não criar bolhas ou outro tipo de lesão mais séria durante a sua peregrinação. São mais de 800km, o calçado precisa ser um companheiro a nosso favor!

Aqui vai uma listinha de alguns sites que tenho pesquisado valor e modelo de bota para depois procurar em alguma loja física e então provar ela no pé, comprar pela internet não sei se é o melhor negócio.

www.netshoes.com.br
www.kanui.com.br
www.decathlon.com.br (essa tem loja aqui em Floripa, é fácil provar)
www.casadepedra.com.br
www.capitaomalagueta.com.br (essa tem loja aqui em Floripa, é fácil provar)
www.lojaam.com.br
www.ciadaaventura.com.br
www.arcoeflecha.com.br

Esse é um assunto que pode render mais posts, com toda a certeza, equipamento sempre rende muita informação, mas a ideia era falar sobre minha escolha de usar botas e tentar informar um pouquinho mais sobre como escolher.

Abraço pessoal e até o próximo! Bom caminho!

2 comentários

Deixe um comentário

