O Caminho de Santiago em filme

Sempre que quero descobrir mais sobre um assunto, uma das primeiras coisas que faço, além de ler muito, é buscar se tem algum vídeo/filme sobre tal assunto. Foi assim que descobri alguns filmes que se passam no Caminho de Santiago.
Vou listar e tentar falar um pouco sobre os que eu já assisti e os que ainda vou assistir, se vocês conhecem algum outro filme do gênero, comentem, fico muito agradecido.

The Way(2010)
Bom… vamos começar pelo melhor deles, na minha opinião, e talvez o mais conhecido. Esse é o mais bem feito que assisti, já vi depoimentos de gente que fez o Caminho depois de assistir e se apaixonar. The Way conta a história de um pai que não tem uma boa relação com o filho, em um certo momento recebe a notícia que ele morreu ao fazer o Caminho de Santiago na Espanha, o pai é chamado para buscar o corpo e ao chegar acaba conhecendo um pouco sobre o Caminho, então resolve peregrinar levando as cinzas do filho até Santiago de Compostela. Um baita filme, muito bom mesmo, emocionante e muito bonito.

Al Final del Camino (2009)
Esse é uma comédia espanhola até que bem engraçada, tem momento de rachar de rir(eu ri). Al Final del Camino trata da história de uma jornalista e um fotógrafo que se odeiam e, por força do destino e da profissão, são obrigados a fazer o Caminho de Santiago juntos para conseguir realizar uma matéria para uma revista sobre um guru do amor, um cara que reúne casais em crise para caminhar e fazer disso uma terapia. Os casais são bem engraçados, um deles é uma dupla de primos que se passa por um casal gay só pra pegar mulher durante o Caminho, imagina se os caras não vão se dar muito mal! Não é digno de um Oscar, mas vale assistir.

Onde está a felicidade? (2011)
Tem filme brasileiro na listinha, esse é um filme com a Bruna Lombardi que faz o papel de uma perua apresentadora de um programa de culinária e que está à beira do divórcio quando descobre uma relação extra do marido, ela perde o emprego e então resolve fazer o Caminho para refletir sobre a vida, junto com ela estão, o antigo diretor do programa e uma amiga. É uma comédia daquelas que ela se mete em um monte de perrengues, cheia de malas e coisa e tal. Meio Sessão da Tarde, mas também vale assistir. Dá pra rir um pouco.

Uma jornada pelo Caminho de Santiago (2014)
Um excelente vídeo sobre o Caminho, quem fez, fez com muito cuidado e paciência. Uma trilha sonora calma e imagens muito boas e em alta definição, gravado, ao que me parece, com um steadicam, as cenas são bem interessantes com um movimento leve e um passeio completo pelo Caminho e os pontos turísticos das cidades ao longo da peregrinação. Pontes, rios, igrejas, campos, trilhas, bosques, peregrinos… tudo muito bem documentado em 2 horas de vídeo, e o melhor, completo para assistir em HD no youtube.

Agora tem esses dois documentários, bem novos até, que por enquanto só vi os trailers, mas vou postar aqui também porque assim não esqueço assisti-los.

Walking the Camino: Six Ways to Santiago (2013)
Esse é um documentário que mostra a história de seis pessoas que estão no Caminho, inclusive um casal com uma criança bem pequena, acho que uns 6 ou 7 anos no máximo. No trailer já dá pra ver que tem um clima divertido, tanto que já começa com um peregrino narrando como é uma noite de roncos em um albergue. Vou assistir com toda certeza!

Camino, The Journey to Santiago (2012)
Esse documentário parece ser excelente, gostei de mais das imagens do trailer. Quem fez se preocupou com uma fotografia bonita, bem pensada e bem executada, tanto que é cheio de prêmio, será o próximo que vou apertar o play. Pelo que entendi, neste link ( www.caminothejourneytosantiago.com ) dá pra pagar U$2,99 e assistir ele online em HD. Acredito que vale!

Bom… essas foram as minhas dicas de filmes sobre o Caminho de Santiago, vasculhando no youtube dá pra achar bastante vídeo amador com qualidade ótima e rico em informação, vale uma busca refinada! Se vocês tiverem outras dicas de filmes, deixem nos comentários. Eu faço a pipoca ok?!

Valeu e bom caminho!

Anúncios

8 comentários

  1. não deixe de assistir TRES EN EL CAMINO, excelente!
    estórias de três peregrinos: um holandês, uma nipônica e uma brasileira, filmado nos mesmos lugares mas em diferentes estações.
    há 25 anos sonho em fazer o Caminho, talvez o faça entre agosto/setembro de 2016.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s