O que é o Caminho de Santiago?

Essa é uma questão bem difícil de ser respondida, até hoje tudo que li, vi e ouvi, refere-se a sua própria definição do que é o Caminho de Santiago. Mas tudo bem, depois que eu percorrer seu trajeto vou tentar explicar o que é para mim, por enquanto me baseio na história para isso.
Claro que não vou aqui escrever a história toda do Caminho, seria como fazer um Ctrl+C Ctrl+V de tudo que tem na internet e nos livros não é verdade, história é história, não dá pra contar diferente, até dá, mas não! Vou apenas tentar resumir, fazer um apanhado, de tudo que já li na questão histórica do assunto.

Imagem do site caminoways.com

O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota de peregrinação existente desde o século IX, composta de diversos caminhos que se juntam em um certo momento levando ao mesmo lugar assim como os sulcos da concha de vieira(um dos símbolos do Caminho), todos levam à Santiago, local onde está o sepulcro do apóstolo Tiago, aqui vale um parênteses – sou quase nada religioso, praticante e coisa e tal, tenho minhas crenças mas que aqui não serão discutidas, como disse, vou me basear na história, essa eu gosto muito e acho extremamente interessante – retomando, a Catedral de Santiago é o local onde a maioria do peregrinos tem como objetivo, como ponto final de sua jornada, seja ela espiritual, cultural, gastronômica, turística ou aventureira, de fato todos chegam na Catedral e assistem a missa dos peregrinos que acontece todos os dias as 12h e visitam o local onde estão os restos de São Tiago. Outros, depois desse ritual, seguem a jornada por cerca de 100km até a Finisterra, ponto extremo do litoral da Espanha onde antigamente se acreditava ser o fim do mundo, só se vê água pra frente.
A Catedral de Santiago, guarda os restos do apóstolo Tiago que morreu decapitado na Judeia depois trazido para Espanha de barco e enterrado em um local onde pregava, lá pelos anos de 812, foi encontrado por um cara chamado Pelágio que avistou uma estrela brilhando em um bosque e foi ver o que era, chagando lá descobriu uma urna de mármore, chamou o bispo do local e confirmou que eram os restos de Tiago, segundo contam, o Rei Afonso II, que foi o primeiro a peregrinar à Santiago, mandou construir uma igreja no local. Por isso o nome de Santiago de Compostela, a palavra Compostela foi moldada a partir do latim Campus Stellae que quer dizer, “campo da estrela”, estrela porque foi a que indicou o local pro Pelágio. Legal né? Gosto da origem de palavras!

A rota de peregrinação esteve relativamente apagada/esquecida mas nunca morta, sempre tinha um ou outro fazendo, principalmente lá pela século X onde o negócio era mais intenso, teve uma certa popularização mas devido aos conflitos na região, pestes e tudo mais, só foi reaparecer forte nessa era mais moderna, em meados de 1980 quando as peregrinações foram retomadas de forma mais constante, isso fez com que fosse surgindo uma estrutura maior para acolher os peregrinos. Albergues municipais e particulares foram brotando, o comércio aumentando e hoje o Caminho de Santiago de Compostela é a uma das mais famosas rotas de peregrinação do mundo, senão me engano perde só pra Roma e Jerusalém, ou perdia… sei lá! Hoje o chamado Caminho Francês, que vem de uma antiga rota de comércio romana, tem o seu ponto de partida em uma cidadezinha na França chamada Saint-Jean-Piet-de-Port, é a rota mais famosa e mais percorrida, consequentemente a mais bem estruturada ao longo dos seus mais de 800km, uma crescente de peregrinos vem ocorrendo cada vez mais, no ano de 2010, por exemplo, percorreram o Caminho mais de 270 mil pessoas. E é nessa que eu vou!!

Claro que isso é só um resumo bem breve sobre o Caminho e sua história, tem muito, mas muito mesmo pra se aprender sobre o assunto. Aos poucos vou postando mais informações como por exemplo os símbolos do Caminho, esse é um excelente assunto também, pois quando for fazer é bacana saber os porquês, eu gosto!

Post feito, é isso aí rapaziada até o próximo e como sempre, bom caminho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s