Saudações pelo Caminho e uma canção

No Caminho de Santiago a língua falada é o castelhano, lógico, e sendo assim nós brasileiros talvez, veja bem que eu disse talvez, conseguimos nos safar com uma certa facilidade devido a similaridade da língua, ainda mais aqui na região onde o verão é cheio de hermanos, já ajuda a treinar o ouvido um pouco.
Ok, mas existem expressões utilizadas pelo Caminho que possuem seu próprio significado indiferente da língua falada pelo peregrino, as saudações à outros peregrinos são praticamente universais eu acredito. Lendo sobre elas e ouvindo com diferentes sotaques nos mais diversos vídeos pela internet, resolvi escrever aqui duas que são bem interessantes. Claro não dá pra esquecer da clássica “Buen Camino!” que acredito ser a mais ouvida em todo o trajeto. Outro dia conversando com um peregrino em um encontro para assistir um filme sobre o assunto, ele estava comentando que faz questão de saudar alguém durante a peregrinação com um “Bom Caminho!” em português, soa quase igual ao castelhano mas é o bom e velho português o que já abre portas para conversas sobre o país como sempre. Eu concordo plenamente com ele, já que a sonoridade é parecida, todo mundo entende, também falarei em português quando chegar a minha vez.

Ultreia / Suseia

Mas vamos as duas expressões que me motivaram a escrever este post: Ultreia e Suseia
Estas expressões surgem em um canto, uma música, no livro V do Codex Calistinus – Liber Sancti Jacobi, o que dizem ser, entre outras coisas, o primeiro guia a existir sobre o Caminho de Santiago, isso lá em meados do século XII.
Senão me engano as palavras também aparecem em algum trecho do livro do Paulo Coelho – O Diário de um mago, vou procurar depois, faz tempo que li não lembro exatamente em que parte do livro “acho” que li as palavras Ultreia e Suseia.

Ultreia é uma saudação que era utilizada na idade média por peregrinos, seu significado é algo como “para frente com coragem”, tipo um “taca-lhe pau” de hoje em dia – hehehehehe –  a expressão fazia referência a seguir rumo à Santiago sem desistir ou algo assim. Uma saudação para animar o peregrino, dar um gás na caminhada. Quando um grupo de peregrinos se encontrava com outro, eles falavam em alto e bom tom “Ultreia!!” e o outro grupo teria que responder “Suseia!!”, algo como “vamos pra cima”, talvez tudo isso queria dizer alguma coisa como “vamos lá rapaziada!!!” daí o outro respondia “simbóra que tá quase!!!!”. Bom… brincadeiras à parte, o fato é que já ouvi essa expressão em algum vídeo, o que me faz pensar que não custa nada dar um “Ultreia!!” para quem estiver passando, quem já fez o Caminho, concorda? Comenta ai!

Na Canção do Peregrino, também estão as palavras de incentivo, aqui vai um vídeo de um senhor cantando em francês a canção, dá para perceber bem as expressões na letra da música. No youtube se encontram diversas versões desta canção, mas gostei muito desse senhor cantando, simples e pra mim bem executada. Tem outra também de uma freira com violão que é show, mas me perdi no link, se um dia achar atualizo aqui.

Procurei pela letra desta canção, não tenho certeza se é esta aqui, de acordo com o meu francês, é sim! Tentem acompanhar.

Ultreïa

Tous les matins nous prenons le chemin,
Tous les matins nous allons plus loin.
Jour après jour, la route nous apelle,
C’est la voix de Compostelle.
Ultreïa ! Ultreïa ! E Suseia Deus adjuva nos !

Chemin de terre et chemin de Foi,
Voie millénaire de l’Europe,
La voie lactée de Charlemagne,
C’est le chemin de tous les jacquets.
Ultreïa ! Ultreïa ! E Suseia Deus adjuva nos !

Et tout là-bas au bout du continent,
Monsieur Jacques nous attend,
Depuis toujours son sourire fixe,
Le soleil qui meurt au Finistère.
Ultreïa ! Ultreïa ! E Suseia Deus adjuva nos !

Post encerrado e como sempre… Bom caminho! E agora também, Ultreia!

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s