Jogo da Oca

Um jogo que metaforicamente é ligado ao Caminho de Santiago, esse é o Jogo da Oca(ou do Ganso). Custei a achar informações sobre este jogo, ouvi falar dele em um documentário sobre o Caminho(assista no final do post) e também no livro Ultreia(página 87), que reforça sua ligação com templários, idade média é coisa e tal, achei interessante e fui buscar sobre o tal jogo.

Um dos inúmeros tabuleiros do Jogo da Oca que se encontra. Li que esse foi o primeiro conhecido e que pode ser visto no Monastério de Alldemossa, em Mallorca.

Encontrei poucas informações, e as que encontrei ficaram um pouco confusas, não consegui entender 100% do jogo, queria mesmo entender o significado de cada casa, mas até onde li é o seguinte:

Basicamente é um jogo de tabuleiro no estilo jogue os dados e avance pelas 63 casas dispostas em espiral até chegar na casa central que é a não numerada, o ponto alto do jogo, onde o ganso, a oca, vira cisne, básico, mas o lance todo está nas informações “implícitas” nas 63 casas e no jogo como um todo.

Dizem que foi difundido por alemães que vendiam bíblias e que era jogado pelos templários como forma de memorizar as etapas do Caminho de Santiago, mas sua criação é lá na Grécia.
Também é, ou era, considerado um jogo iniciático, místico e coisa e tal.
O seu formato de espiral já é uma ligação com o Caminho visto que em alguns pontos o símbolo é visto incrustado nas construções ou brotando do chão com pedras alinhadas na beira das trilhas. 
A Oca, o ganso, é considerado um animal mítico, mensageiro do céu, tanto que a alma de um dos faraós do Egito, era representada por um ganso, animal que quando pisa o chão deixa um símbolo parecido com um “Y” com uma linha vertical no meio das duas inclinadas, símbolo este que é visto por exemplo, na Igreja Del Crucifijo em Navarra lá tem Cristo em uma cruz nesse formato e também visto em diversos locais talhados nas construções, já que era uma marca do construtores antigos.
Na cidade de Logroño existe uma fonte de 1650(mais ou menos) que tem no chão ao seu redor, os símbolos das casas do jogo. Assim dá pra ver como realmente era popular o jogo naquela época, o símbolo da pata da oca é bem popular pelo que vi.

Hoje o Jogo da Oca tem até pra vender na internet, achei esse aqui em inglês e com um design muito bacana, moderno, bem legal. Deve ser divertido! Tem também outra variação na Imaginarium portuguesa.

Tabuleiro moderno do Jogo da Oca – http://www.eljuegodelaocadelcaminodesantiago.es

Aqui está o vídeo documentário sobre o Caminho de Santiago, que vi pela primeira vez o jogo, o vídeo além de conter excelentes informações para quem gosta de questões históricas, tem aos 28 minutos, informações sobre o Jogo da Oca, inclusive citando uma curiosidade, que a oca, o ganso, era usado como guardião de propriedades, tipo cão de guarda devido ao barulho que faz quando tem algo errado.

Neste outro vídeo, que como o nome já diz, trata do que se oculta por trás do Caminho de Santiago, o Jogo da Oca é mais uma vez citado todo o tempo, seu espiral, a pata de oca e tudo mais. Um ótimo vídeo para quem gosta deste mistérios que envolvem o Caminho, assista todo, vale a pena.

Bom, esse é um post com pouca informação de fato sobre o assunto, na verdade é mais para aguçar a curiosidade, assim como eu fiquei curioso quando vi sobre o jogo no vídeo e no livro, você leitor também pode ficar curioso e buscar mais informações, o Jogo da Oca, com toda a certeza, é mais que isso, dá uma pesquisada mais aprofundada que parece ser legal.
É isso então, obrigado pela visita e bom caminho!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s