Tripé leve e versátil para levar na mochila

Um grande dilema, ao menos pra mim, é o equipamento que você vai levar para registrar sua caminhada, ela não pode passar em branco, para esse registro pode ser o smartphone, uma câmera fotográfica compacta, uma filmadora pequena, uma GoPro ou uma câmera fotográfica profissional, pra mim o importante é que seja eternizado não só na minha memória, mas por meio de imagens, se possível bem feitas. E como sou fotógrafo, com toda a certeza vou levar um tripé na minha mochila quando for fazer o Caminho de Santiago, não acredito que vou conseguir fugir disso, é difícil pensar nas possibilidades de fotos que posso deixar de fazer pela falta de um. Pra quem já leu o post que fiz com dicas de como fotografar e ter boas recordações, viu que dá pra fazer fotos noturnas sem tripé, dá sim, mas acredito que vão ter cenas ou até mesmo um auto retrato, que eu vou querer utilizar um.

Mas o tripé que normalmente eu uso, deve pesar uns 4kg, mais a minha câmera e lente, chegaria a uns 9kg eu acho, é claro que eu nunca levaria ele para essa caminhada, seria loucura. Então comecei, por curiosidade, a pesquisar sobre tripés mais leves disponíveis no mercado, mas que ao mesmo tempo, suportem o peso de uma câmera profissional e que tenham um bom tamanho fechado.

Já tive tripés bem leves, mas não tenho coragem de colocar uma câmera pesada e cara em cima deles, são muito frágeis e corro o risco do barato sair caro. Dei uma busca pela internet e acheo o site da Joby que faz aqueles tripés flexíveis que se agarram em qualquer lugar, achei perfeito, mas acreditava que só serviam para smartphones ou câmeras compactas. Fui mais fundo na ideia de conhecer este equipamento e me surpreendi que existem versões deles que aguentam 3kg pesando apenas 0,240kg e ainda outra mais robusta que chega a aguentar 5kg, incrível. Confesso que eu desconhecia esse tipo de equipamento, já vi varias imagens deles, mas nunca com câmeras DSLR em cima, sempre com compactas ou segurando um flash.

Tripé Gorillapod em ação – http://www.Joby.com

Claro que para fotos super elaboradas, com lentes mais pesadas e em terrenos onde não teria onde “agarrar” esse tipo de tripé com uma boa altura, o ideal é o meu Manfrotto pesadão com cabeça ballhead super estável e coisa tal, mas como a ideia é ter ao menos um apoio confiável para fazer umas fotos noturnas mais interessantes e com mais tempo de exposição do que a mão livre permite, o tripé flexível super leve é um grande achado para levar na mochila. É bacana também para servir como uma extensão do braço na hora de querer fazer um videozinho enquanto caminha ou então prender ele em uma cerca para gravar você passando, essas coisas pra quem gosta de boas cenas.

O tripé flexível tem suas limitações é claro, uma delas é a altura, apenas 24cm no máximo, mas esse fato dele realmente agarrar em diferentes pontos, permitem diferentes ângulos para se obter fotos ou filmagens bem interessantes. Se for o caso de um local descampado, ou aquele ângulo de visão mais elevado que não te permite prender o tripé em nada, dá pra tentar algo utilizando a própria mochila ou o cajado para dar uma elevada no tripé, o fato de ser flexível o torna versátil se tiver um pouco de imaginação.

Já ia esquecendo, o nome do tripé que pesquisei e achei o melhor para o meu caso(não testei na prática ok) é o Tripé Gorillapod GP3, o preço é em média de R$150,00 a R$200,00 facilmente encontrado em lojas e sites brasileiros, tem capacidade de 3kg e altura máxima de 24cm e peso de 0,240kg.
Quando for comprar, leve em consideração o tipo e câmera que irá utilizar nele, se for uma compacta o preço dele já baixa bastante, coisa de uns R$40,00. Coloca o nome dele no Google ou no Youtube que tem inúmeros vídeos de pessoas fazendo testes com eles, muito bacana mesmo, vou levar um com toda a certeza!

Bom, o post dica de hoje era esse, lembrem de registrar tudo hein. Mais uma vez, obrigado pela visita e bom caminho!

3 comentários

Deixe um comentário

