Onde começa minha caminhada

Desculpe o hiato nos posts, mas essa época de final de ano trabalho bastante e não sobra muito tempo para postar, se não trabalhar, não faço o Caminho não é verdade?!

Bom, o post de hoje é para contar um pouco de onde irei começar minha caminhada, eu e meio mundo, porque em Saint Jean Piet de Port é onde grande parte dos peregrinos começam o Caminho Francês trilhando 800km até Santiago e também é o último ponto francês de parada antes de subir as montanhas para quem vem pela França.
Na verdade o que todos dizem é que o Caminho começa no momento que você sai de sua casa com a mochila nas costas, ali começa o seu Caminho de Santiago, a sua peregrinação. Eu prefiro ir um pouco mais além, acredito que a jornada começa quando você decide fazê-la, nesse momento começa o interesse, a pesquisa, a preparação, a batalha o sonho, o meu Caminho começa assim, já começou.

Mas vamos falar da cidade de Saint Jean Piet de Port, onde a caminhada rumo à Santiago irá começar de fato. SJPP(vou escrever assim, ao contrário do lugar, o nome é muito grande), é uma comuna francesa aos pés das montanhas, os Pirineus, que dividem a França e Espanha, tem cerca de 1500 habitantes e pouco mais de 2,7 km², quem pesquisa um ponto de partida para o Caminho de Santiago, com toda a certeza já viu milhares de fotos do lugar, é incrivelmente bonita, histórica, acolhedora e cheia de lojinhas com tudo que se imagina relacionado ao trajeto, na minha opinião um lugarzinho que não está, visualmente, correndo atrás do tempo, está passeando no tempo com toda a calma do mundo. Todas as fotos que vejo de lá parecem feitas na idade média, bonita demais!

A famosa Rue de la Citadelle
A famosa Rue de la Citadelle, esse xisto rosa dá um visual incrível. – google

No Sudoeste da França, SJPP originalmente tem origem lá por 1177, mas não era exatamente onde é hoje, era do lado, mas daí foi arrasada pelas tropas do Ricardo Coração de Leão depois de um grande cerco, logo depois os reis de Navarra refundaram SJJP no local atual.
Dentre a arquitetura que eu acho belíssima por ter esse clima medieval, tem uma parte dela que é clássica em todas as fotos que se procura do Caminho, é a Porte St-Jacques, na entrada da cidade, beirando o rio Nive, esse monumento em 1998 virou Patrimônio Mundial da UNESCO. Merece!
É incrível como é recheado de história esse lugar, as construções mais antigas datam do século XVI pelo que li, algumas casas tem gravado acima da porta o nome do primeiro proprietário, tem uma padaria que tem o preço do trigo de lá daquela época, só vendo pra crer!

Esqueceu alguma coisa? Acho que esse é o lugar, parece ter de tudo um pouco.
Esqueceu alguma coisa? Acho que esse é o lugar, parece ter de tudo um pouco. – google

Bom, queria dar um pouquinho de informação sobre esse ponto de partida do Caminho de Santiago, espero que tenham gostado. Agora o negócio é chegar logo o dia de ver toda essa história ao vivo, programar a chegada na cidade para bem cedo e conseguir ter o dia todo para fotografa-la, só ali já me vai uns bons gigas de fotografia, não tem como não ser assim, só esse passeio pelas ruas no SteetView já fiquei algum tempo andando rsrsrsrsrsr.
Obrigado pela visita e bom caminho rapaziada!

Deixe um comentário

