vídeo Caminho de Santiago em filme – parte 2

Como podem ver este é um post “parte 2″(acredito que outros virão pois já estou mirando um novo filme que lançou esse mês senão me engano) , sim eu já fiz um post sobre filmes do Caminho, uma lista bem grande até, mas como sempre surge uma boa dica ou algo novo na sétima arte, lá vou eu trazer mais um post sobre filmes para vocês – e para mim é claro, lembrando que o blog é também uma ferramenta de anotações para minha peregrinação – meu caros amigos. Acho melhor que ficar só atualizando o outro post, fica mais dinâmico.

Eis que uma leitora chamada Juliana Grijó deixa um comentário no blog dando a dica de um filme sobre o Caminho de Santiago, já havia lido sobre ele, mas não havia assistido até hoje.
Busquei mais informações e rapidamente achei o tal filme no Youtube completo em suas longas e “aprisionantes” 2h30. Aqui está o link para que assistam, é legendado em espanhol, o que é bom para se acostumar com a língua, mas tem falas em muitas línguas, o que também é bom rsrsrsrsrs.

Tres En El Camino(2004) é o nome do filme muito bem dirigido por Laurence Bouling, obra que conta a história de três peregrinos traçando a rota rumo à Santiago em diferentes estações do ano. Rob um holandes caminhando no inverno – me agradou -, Madoka uma japonesa caminhando na primavera e Milena uma brasileira caminhando, com dificuldades, no verão. Uma viagem interior belíssima, uma busca por algo que somente eles devem realmente saber. Dificuldades, alegrias, descontração, ensinamentos, realizações, emoções, tudo isso fez parte da minha visão do filme.

Ao meu ver, o filme além de bonito, é interessantíssimo em vários aspectos, como por exemplo: Temos uma brasileira, legal ouvir a língua em meio a torre de Babel que é o Caminho, as crenças de Milena e suas dificuldades também são interessantes, a carioca vem da Umbanda, muitos vão se perguntar o que ela faz no Caminho “Cristão”, na minha opinião, e acho que na dela também, a rota continua sendo uma peregrinação espiritual de cada um, seja ela da religião que é ou que não é! Muito bem trabalhado essa questão eu achei.
Bom, várias coisas no filme me chamaram a atenção, a distância percorrida por Rob, 3000km de peregrinação, incrível, tanto que ao final… bom… eu não vou contar é claro. As dificuldades da brasileira com suas dores, a importância de uma boa preparação fica clara. Botas novas não são legais, já falei sobre isso aqui!
Mas realmente há pontos mágicos, o momento onde a japonesa Madoka está à mesa com vários peregrinos e uma delas puxa o coro para a canção Ultreia e Suseia, maravilhoso momento, emocionante. A cena de cada um na Cruz de Ferro ou na entrada da Catedral, belíssima reflexão. A rotina dos albergues, é bacana ver como funciona, mesmo que rapidamente, nas entrelinhas, mas se pode ter uma ideia do que esperar para nós peregrinos de primeira viagem(mesmo com mais de 10 anos de diferença entre filmagens e atualidade). A nítida diferença do número de pessoas nas diferentes estações do ano, verão tudo lotado de gente, inverno albergue com duas pessoas. Enfim… muitas informações boas para todos que pretendem fazer o Caminho um dia, seja na estação que for, irão tirar aprendizado do filme ou no mínimo irão reviver e aprecia-lo como obra cinematográfica documental que é.
Outra coisa legal que achei, foi a montagem alternando momentos de peregrinação de um com o mesmo momento(época do ano) de vida dos outros, achei sensacional.

Enfim, é um excelente filme para quem já sentiu o chamado do Caminho de Santiago, para quem busca informação, para quem irá fazer a peregrinação, uma bela dica da leitora Juliana Grijó, obrigado e faça seu Caminho. Não vou escrever mais senão vou acabar contando partes do filme!

Obrigado pela visita, bom filme para todos e bom Caminho.

Deixe um comentário

