Caminhando com chuva

Olá meus amigos, tudo certo!? Espero que sim. Então para que tudo continue bem, vou escrever aqui sobre um item fundamental na mochila do peregrino, seja ele à Santiago ou em uma caminhada de final de semana.
Hoje pretendo dar umas dicas sobre caminhar com chuva, sim, a chuva é um problema para a caminhada rumo à Santiago, em algumas épocas mais em outras menos, mas ela vai estar lá. Quase impossível caminhar mais de 30 dias e não pegar uma chuva, todo mundo que fez o Caminho e que eu conheço, pegou chuva!

Bom, mas como se proteger da melhor maneira possível em caso de chuva, seja ela chuvinha ou dilúvio.

Durante minhas buscas por informações e equipamentos para uma melhor caminhada, vou mais à fundo na questão da capa de chuva ou poncho. Pode parecer besteira perder tempo com isso, mas quando você vê fotos e vídeos dos peregrinos se enrolando no poncho, voando, protegendo nada, chuva batendo de todos os lados, frio e tudo mais. Daí eu penso, a capa tem que ser bem pensada, esse poncho que a maioria usa, não sinto firmeza. Protege pouco e fica voando igual uma pipa.

Então vamos aos modelos que eu encontrei e o que eu acho deles:

51pT3R8KDxL._SL1000_

Como podem ver, o tal do poncho é realmente pouco eficaz se pensar nele em uma chuva com vento, na minha opinião ok? Com toda a certeza da cintura para baixo você vai se molhar, isso sem falar nele voando e batendo água pra todos os lados, não acho funcional de fato. O formato dele deve funcionar como uma calha levando toda a água para as calças e consequentemente para dentro das botas. Como terá a mochila nas costas, ele ficará curto deixando as pernas desprotegidas. Existem modelos com recorte para mochila, mas mesmo assim não me convence. O preço é atraente, mas tem que pensar no custo benefício sempre.
Preço: em torno de R$30,00.
Onde: Qualquer loja de camping, por exemplo Decathlon.
Peso: 150 – 200 gramas

backpack-rain-cover-one-piece-raincoat

Já esta capa da BlueField, me parece bem interessante, tem um recorte para a mochila no estilo camelo, fica mais junta ao corpo e tem uma aba para proteger o rosto, pra quem assim como eu usa óculos, deve ser muito bom. Mas como na chuva o olhar fica mais baixo, a aba deve atrapalhar um pouco para visualizar um galho na cabeça por exemplo ou uma placa… sei lá, algum obstáculo. Fico imaginando como vestir uma dessas, ela não me parece ser aberta completamente na frente, acho um pouco complicada pra colocar na hora do aperto.
Preço: em torno de U$10,00.
Onde: Ebay / Ali express / Amazon
Peso: 280 gramas

BlueField-font-b-Backpack-b-font-Cover-One-piece-Raincoat-font-b-Poncho-b-font-190T

E a minha favorita, também da Bluefield, e que pretendo comprar logo logo é esse modelo cor de laranja(cores chamativas são importantes para segurança), dá pra ver que ela tem o mesmo formato da azul, mas com uma vantagem, é aberta na frente com zipper e aba com botões, tem reguladores para modelar melhor ao corpo e não ficar voando. A aba transparente é perfeita, parece proteger muito bem, as linhas reflexivas também são úteis, nunca se sabe. O comprimento dela me agrada muito, ainda mais que vou utilizar minhas polainas – Polainas, evitando água nas botas! – para proteger do joelho pra baixo.
Preço: em torno de U$25,00
Onde: Ebay / Ali express / Amazon
Peso: 300 gramas.

Esse tipo de proteção para chuva é um item fundamental na mochila do peregrino ou qualquer caminhante de final de semana. Vale muito dar uma pesquisada bem grande, estas foram as que eu encontrei, deve existir outras. Não dá é para pegar o primeiro poncho que ver, como quase fiz, já li relatos de gente jogando o poncho fora porque se molhava mais com ele que sem ele. Enfim, busquem e se informem, não custa levar algumas gramas à mais se for para ter um conforto melhor nos momentos difíceis.
Lembrando sempre de também utilizar uma capa na mochila e seus pertences dentro de sacos plásticos, esteja preparado para o dilúvio rsrsrsrsrs.

Com chuva ou sem chuva, obrigado pela visita e bom caminho!

Deixe um comentário

