Um diário de 1610

Post de hoje é uma curiosidade que achei interessante e resolvi postar para vocês.
Trata-se de um achado do professor e historiador Julio Vázquez Castro da USC – Universidade de Santiago de Compostela -, Julio descobriu na Real Academia de História de Madri um manuscrito de um peregrino do ano de 1610 – adoro coisas históricas – o cara se chamava Diego de Guzmán e era um  limosnero(não sei o que se trata) e capelão real, ele relata a sua peregrinação de pouco mais de um mês à Santiago onde por lá chegou no outono de 1610. Lembrando que era uma peregrinação de ida e volta, algo que hoje não é muito comum.

la-peregrinacion-a-santiago-de-diego-de-guzman-diario-inedito-de-1610

O diário de Diego é um manuscrito de 25 folhas que relata suas vivências durante a peregrinação e também fatos históricos e sociais do trajeto, o que dá um valor histórico muito maior ao documento. O descobridor do manuscrito, o professor Julio, fez uma edição rigorosa, reveladora e ilustrada de todo o material tornando ainda mais importante para a história da cidade de Santiago de Compostela bem como das peregrinações. O livro chamado “La peregrinación a Santiago de Diego de Guzmán. Diario inédito de 1610″ conta com as anotações de Diego Guzmán na íntegra, os estudos do professor Julio Vázquez e mais 40 ilustrações. Imagina que bacana ficou esse material hein!?

Uma das descrições muito interessante que se tem no manuscrito, segundo Vázquez, é a descrição detalhada do famoso botafumeiro da catedral de Santiago. Um objeto de grande admiração e tradição para os peregrinos e turistas que assistem a missa por lá. Na sua descrição, Diego conta de um uso anômalo do botafumeiro que colidiu com a cúpula da catedral soltando brasas durante  seu vôo. “Para ele, era normal, porque nunca tinha visto antes”, conta Vázquez.

Aqui está o link da Editora Alvarellos caso você tenha como conseguir o livro, custa 20,00 euros no site da editora. Depois me empresta viu! rsrrsrsrsrs.

Bacana não é? Este foi um post de curiosidade para envolver-se ainda mais na história de Santiago de Compostela e ficar cada mais com vontade de fazer a caminhada por lá.
Obrigado pela visita e bom caminho pessoal!!!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s