25 de Julho, dia de São Tiago

Olá pessoal, hoje um dia bastante especial pra quem é ligado ao Caminho de Santiago de Compostela, hoje 25 de Julho é comemorado o dia de São Tiago. Não sou um cara 100% religioso como já falei em algum outro post, mas as questões históricas e as histórias envolvidas me chamam atenção quase sempre.

sãotiagomaior

Tiago, do latim Iacobus, foi um dos 12 apóstolos de Cristo e também um dos mais íntimos junto com seu irmão João, eles eram chamados de Boanerges, que significa “filhos do trovão”, um “apelido” devido a um fato ocorrido na terra dos Samaritanos. Consta que, depois da ressurreição de Cristo, Tiago rumou para a Espanha, percorrendo-a de norte a sul, fazendo sua evangelização, sendo por isso declarado seu padroeiro. Mais tarde, voltou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas, até mesmo dois mágicos que causavam confusão entre o povo com suas artes diabólicas. Até que um dia lhe prepararam uma cilada, fazendo explodir um motim como se fosse ele o culpado. Assim, foi preso e acusado de causar sublevação entre o povo. A pena para esse crime era a morte.

Foi então que o rei Herodes Agripa I, um terrível e incansável perseguidor dos cristãos, lhe impôs logo a pena máxima, ordenando que fosse flagelado e depois decapitado. A sentença foi executada durante as festas pascais no ano 42, mas li algumas datas entre 42 e 44, portanto prefiro escrever, por volta de 44. Assim, Tiago, o Maior, tornou-se o primeiro dos apóstolos a morrer segundo a bíblia.

Bom, daí segundo a lenda, seu corpo foi transportado para a Galicia sendo sepultado onde hoje é a Catedral de Santiago de Compostela. Mas essa história todo mundo que pesquisa sobre o Caminho, já sabe bem, as vieiras, as aparições e tudo mais. No post sobre os Símbolos do Caminho, falei sobre isso.

São Tiago é aceito como santo por todas as confissões cristãs não-protestantes. É festejado em 25 de Julho, nas igrejas católica e luterana. Os ortodoxos comemoram em 30 de Abril, os coptas em 12 de Abril, e os etíopes em 28 de Dezembro. Na Idade Média passou a ser concedido aos católicos a indulgencia plena pelos seus pecados quando se dirigissem, em peregrinação, ao santuário de Santiago de Compostela nos anos jubilares compostelanos, que são quando o seu dia santo(25) caia em um domingo, senão me engano, só lá em 2021 para acontecer novamente.

Em alguns lugares, as associações dos amigos do Caminho de Santiago, realizam alguma atividade comemorativa, aqui em Florianópolis existe alguma comemoração segundo a agenda da Associação(ACACSC), confere lá.

Então, bom sábado para vocês, obrigado pela visita e bom caminho!

Fontes: wikipédia / franciscanos.org / blog divina providência
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s