Sinalização do Caminho padronizada

Raramente leio algum depoimento onde alguém se perdeu durante a peregrinação à Santiago pelo caminho francês, porém em alguns vídeos já vi peregrinos se confundindo um pouco na hora em que se deparam com a vieira amarela sem uma seta por perto, não existe – existia – uma regra clara para a direção que deveria tomar. Já li que deve-se seguir o lado que a concha “aponta”, o  lado da base digamos, onde todos os caminhos se encontram, porém muitos dizem que não dá pra ir cegamente nessa regra pois nem sempre foram instaladas de forma correta.

Mas agora não terá mais esse risco de confusão, nos próximos 4 anos serão, gradativamente, padronizadas as sinalizações do Caminho de Santiago. É o que publicou o Diário Oficial da Galicia em 18 de novembro onde deu a ordem para modificação do manual de sinalização turística da Galicia, no que diz respeito ao Caminho de Santiago.

O manual estabelece a vieira amarela, símbolo do Caminho, sobre fundo azul, em referência a cor da Europa. Juntamente com a vieira, agora terá a seta amarela, outro símbolo do Caminho. A famosa seta amarela do curado do Cebreiro, Elias Valiña (que já falei em outro post aqui), estará sempre junta na mesma placa indicando a direção à ser tomada.

Uma informação interessante para quem ainda tem a preocupação com a orientação no Caminho. Espero ter ajudado. Obrigado pela visita e bom caminho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s