Livro – Caminhando no Caminho de Santiago de Compostela

Olá amigos, feliz 2016, já vou começar com um pedido de desculpas por ter deixando criar poeira no Caminhando Eu Vou, mas também aproveito para me explicar do porque de acontecer isso. Bom, meu planejamento inicial para trilhar a rota rumo à Santiago precisará ser adiado sem uma data exata em um primeiro momento, minha opção continua sendo frio(não muito), mas infelizmente esses desequilíbrios financeiros do país afetam à tudo e à todos, comigo não seria diferente, portanto terei que priorizar outras coisas neste momento.
Porém sigo me equipando, agora com um pouco mais de calma, fazendo minhas caminhadas e me informando sempre sobre o Caminho. Inclusive estou planejando uma de 2 dias com 57km que irei postar por aqui bem em breve, fiquem de olho.
Somando à tudo isso, pode-se colocar um pouquinho de falta de tempo devido a outros projetos pessoais, mas continuo minhas leituras e busca por informações específicas sempre que posso.

Falando em leitura, aqui vai um post sobre o último livro que li à respeito do Caminho.

Capa
Caminhando – Capa e contracapa

Título:
Caminhando no Caminho de Santiago de Compostela
Autor:
José Luiz Pinto da Silva

O José Luiz é um cara do ramo imobiliário que mora em Santa Catarina, aqui próximo, em Bombinhas. Seu livro é um relato dia-a-dia da sua peregrinação que ocorreu lá em Setembro de 2001, o que eu achei interessante pois tenho uma amiga que fez neste mesmo ano e no mesmo mês senão me engano. As informações à respeito de albergues, alimentação e logísticas, não tem como se levar em conta no sentido de utilidade para uma peregrinação atual, mas mesmo assim é interessante ver como “funcionava” tudo à 15 anos atrás.

No relato do autor, é bem visível seu crescimento, e até um maior respeito, frente a situação de peregrino. Vou tentar me explicar: Logo nos primeiros capítulos me pareceu que José Luiz estava muito preocupado em chegar rápido, em não se deixar ultrapassar, em rotular pessoas e essas coisas, porém ao longo da leitura vai se percebendo um crescimento frente as situações que o Caminho lhe apresenta, as pessoas que ele cruza, as situações e tudo mais. Uma situação interessante de ler, é como ele ficou sabendo do ataque terrorista às Torres Gêmeas em meio a sua caminhada e como isso influenciou sua peregrinação. Essa evolução foi que interessou mais no livro dele.

Tem muita gente que não gosta do estilo de leitura de relato, essa coisa meio diário de bordo, mas eu confesso que gosto, acho interessante, lógico que toda a história envolvida na peregrinação me chama à atenção, e o relato me atrai sim e não tenho problema nenhum com isso. Enfim, gostei do livro do José Luiz, pouco mais de 140 páginas, boa leitura, rápida, interessante(sempre ao se tratar de Caminho de Santiago acho interessante rsrsrsrsrsrsr) e recomendo para os amigos aqui do Caminhando Eu Vou, informação nunca é demais.

O livro foi comprado no Submarino.com por R$11,90, excelente preço.
A editora é a Madras.
Espero que tenham gostado. A respeito da minha ida ao Caminho, vou destacar aqui a frase que todos os peregrinos dizem e repetem: “O Caminho começa quando você decide trilha-lo!” é isso aí meu amigos, bom caminho!

3 comentários

    • Olá Marcos ! Encontrei o teu blog pelo google agora. Muitíssimo obrigado pela leitura e pelo belo comentário sobre o meu livro CAMINHANDO. Fiquei bastante feliz com a tua crítica positiva sobre o livro e a utilidade dele para os futuros peregrinos. Quando fizer o Caminho , por favor , vamos conversar antes e depois de você fazê-lo e comentarmos as diferenças no Caminho Sagrado após estes anos. Buen Camino Peregrino.

      Curtir

Deixe um comentário

