O peregrino da Praça da Quintana

Já sabem que gosto demais dessas histórias de lendas que cercam o Caminho. Outro dia alguém comentou no grupo do whatsapp sobre uma lenda do peregrino da Praça da Quintana, em Santiago de Compostela, uma cena super fotografada, intrigante e com uma bonita narrativa para dar mais veracidade a tal lenda. Trata-se de uma sombra, bem nítida, de um peregrino com vestes medievais que aparece na Praça da Quintana, junto à torre de Berenguela, entre a porta real e a porta santa. A sombra aparece logo quando as luzes da praça se acendem ou ainda durante dias de sol no ângulo certo.

Foto: elcaminoconcorreos.com
Foto: elcaminoconcorreos.com

Confesso que não conhecia tal lenda, fiz umas buscas e realmente é muito interessante. Existem outras versões, mas percebi que essa é a mais difundida.

O que a lenda diz:

Certa vez um sacerdote se apaixonou por uma freira do convento de San Paio, todas as noites se encontravam as escondidas na Praça da Quintana, mais precisamente na Quintana de Los Muertos(que foi um cemitério até 1780), para isso utilizavam um túnel que liga a Catedral de Santiago ao convento.
Cansado de se esconder, o sacerdote resolveu chamar sua amada para fugir de Santiago. Ela aceitou e marcaram de se encontrar na Quintana na próxima noite, ele iria disfarçado de peregrino para que ninguém o reconhecesse, porém a moça não apareceu e desde então a sombra do sacerdote peregrino é vista todas as noites no mesmo local à espera de sua amada que jamais apareceu, deixando-o preso ao encontro à séculos.

O que realmente acontece:

A imagem fantasmagórica nada mais é que a sombra de um pilar projetada na parede, porém é muito perfeita mesmo, dá pra ver um peregrino com capa, cajado e chapéu. Quando a iluminação da praça se acende, ele aparece, ou ainda em dias de sol no ângulo certo. Confesso que acho mais bacana durante à noite rsrsrsrsr. Deixa a lenda mais interessante!

Se quiserem conhecer mais sobre a Praça da Quintana, acessem Expedia.com.br tem fotos lindas do lugar, dá vontade de passar um dia todo fotografando por lá!

No site elcaminoconcorreos.com também existem outras lendas e bastante informação bacana, porém em inglês.

Bom, essa é apenas uma lenda que envolve o Caminho de Santiago, existem várias, espero que vocês possam vê-la de perto, eu não vejo à hora de verificar e fotografar essa cena mantendo a lenda viva.
Bom Caminho para todos e obrigado pela visita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s