O seguro morreu de velho

Aquele velho ditado “o seguro morreu de velho” ou ainda “prevenir para não remediar”, cabe bem para qualquer situação não é verdade. No Caminho de Santiago não é diferente. Alguns cuidados se fazem necessários para que tudo transcorra bem, sem surpresas desagradáveis em um momento tão bacana, portanto vou compilar aqui algumas dicas que tenho lido e assistido em diversas fontes sobre alguns cuidados antes e durante o Caminho.

Seu corpo
Antes de rumar para Santiago ou sair caminhando longas distâncias é bom fazer uma visita ao seu médico para conferir se está tudo ok. Tenho certeza que ele irá gostar de saber que você quer se exercitar, porém isso precisa ser feito aos poucos, de forma progressiva(caso você não tenha o costume é claro). Se sentir alguma alteração, tipo dor durante seus treinos, vá buscar a fonte do problema(assim como estou fazendo com meu quadril). Já pensou se isso acontece lá do outro lado do oceano!? E não se esqueça de alongar antes e depois das caminhadas, irá lhe ajudar a não ter cãibras. Se conhecer algum professor de academia, preparador físico, personal ou alguém no ramo, não hesite, converse com ele sobre seu objetivo, ele terá algum treino específico para lhe ajudar.

Os Pirineus
Muita gente teme essa etapa, normalmente a primeira para a maioria das pessoas que vão para o Caminho Francês. Temem por dois motivos principais: sua elevação puxada de 1200m e seu clima que pode mudar de uma hora para outra.
Se você não está seguro de caminhar todo o trecho de uma só vez, pare no topo dos Pirineus, no Refúgio Orisson(precisa fazer reserva, são poucas vagas), lá você relaxa de toda a subida e continua no dia seguinte. Mas a principal dica é: comece a subir logo cedo, assim terá tempo de sobra para descansar por varias vezes. Lembre-se, subir é sempre complicado, mas descer também não é nada fácil.
O outro motivo de temer essa cadeia de montanhas, é o clima lá em cima. Se for inverno, ou próximo dele, escute muito bem o que os locais tem para lhe dizer, se eles disserem que não dá pra fazer, não faça, vá pela rota de Valcarlos, ela não sobe os Pirineus, porém é mais segura nesta situação. Durante os meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março os Pirineus podem estar fechados para peregrinos devido as fortes nevascas, se informe sobre o clima assim que chegar em SJPP.
Já vi vários vídeos e fotos que mostram alguns abrigos de pedra, bem rústicos, no alto do Pirineus, se você estiver por lá durante uma mudança brusca de clima(neve, chuva forte ou nevoeiro), é bom se abrigar, uma hipotermia pode ser fatal e no caso de nevoeiro, pare e relaxe, caminhar nesta situação pode ser bem perigoso e fácil de se perder. E não esqueça de sair do albergue com um lanche na mochila.

Caminhar só
O Caminho é individual, não individualista, mas individual. Cada um faz o seu Caminho e caminhar só lhe fará muito bem, todo mundo precisa de um bom momento de introspecção, principalmente lá. Mas muita gente, principalmente mulheres, tem um certo receio em caminhar só. Claro, nós brasileiros, infelizmente, sempre estamos com um olho no gato e outro no peixe, a violência no nosso país nos deixa assim, sempre em alerta e desconfiando de quase tudo. Porém lá no Caminho me parece ser diferente, nunca li relato de alguém que tenha sido atacado ou roubado durante a caminhadanunca até achar está notícia do El País, por favor leiam, não quero assustar ninguém, mas é importante se informar -.
Na minha opinião, deve se ter maior cuidado próximo de grandes cidades, grandes centros. Lá nas antiguidades existiam os galhofos, nome dado aos falsos peregrinos que viviam para saquear ou se aproveitar da boa fé do Caminho, hoje pode ser que existam uns mais modernos(como podem ver na notícia), não custa se informar antes de sair do albergue sobre a segurança na etapa.

Água
Um cuidado básico, nunca caminhe sem água, mesmo sendo frio você desidrata, seu corpo consome líquido e você precisa de água para evitar diversos problemas, até mesmo tendinite. O Caminho tem muitos e muitos pontos de hidratação, porém nos Pirineus e nas Mesetas, deve-se ter uma atenção maior e levar um pouco mais de água que o normal. As fontes ficam um pouco mais distantes uma das outras nestes trechos. Fique alerta!

E na hora do sono
Leu o post sobre o saco de dormir? Poisé, coloque seus pertences de valor, celular, dinheiro, documentos entre outros, tudo em um saquinho(pode ser a própria embalagem do saco de dormir) e enfie junto com você na hora de dormir. Quando for tomar banho, leve junto com sua roupa também. Parece paranóia de brasileiro, mas não é, já li alguns relatos de roubo em albergue, pouquíssimos, mas existe, principalmente na alta temporada.

Atropelamentos
É sabido que em certos trechos o Caminho atravessa rodovias, estradas, rotatórias e tudo mais. Tenha muito cuidado, pense que por estar caminhando muito tempo ou por ter uma mochila nas costas, você não terá o mesmo reflexo ou aquele pique na hora de dar uma corridinha para ser mais rápido que o veículo que está vindo. É melhor aguardar e atravessar com segurança, o Caminho não é uma corrida. Atropelamentos acontecem, pouco, mas acontecem e na maioria das vezes é por culpa do peregrino distraído.

Enfim pessoal, todo cuidado é pouco em qualquer situação. Se informe com sua agência de viagens, contrate um seguro saúde antes de sair do Brasil. A nossa amiga Mari da AlianzaTour pode cotar seu seguro e você trilhar o Caminho sabendo que pode acionar o seguro em caso de emergência.
Anote também alguns número de telefone para emergências:
– Polícia Nacional 091
– Resgate/Acidentes 112
– Guarda Civil 062

Bom galera, muito obrigado pela visita. Leiam tudo, devorem tudo que encontrar sobre o Caminho de Santiago, informação nunca é demais. Bom Caminho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s