Faz barulho na trilha

No último post falei sobre alguns perigos do Caminho especificamente, porém lendo relatos de acidentes em diversos locais de caminhada, achei que deveria escrever este post para dar uma dica bem importante que cada vez que falo pra alguém, as pessoas ficam se questionando porque nunca pensaram nisso.

Seja no Caminho de Santiago ou em qualquer outro caminho ou trilha que for percorrer, leve com você, em local de fácil acesso, um apito.

Sim, um apito irá lhe auxiliar em caso e emergência. Existem relatos de caminhantes que caem em barrancos, penhascos, se perdem, ou ainda, são atacados em plena trilha. Se você tiver à mão um apito e fizer barulho, isso irá soar estranho em meio à uma trilha e irá chamar atenção de alguém que estiver por perto.
Tudo bem, mas você deve estar dizendo: Simples, é só gritar!
Tá, mas e se você caiu e está debilitado, machucado ou algo que te impeça de gritar muito alto? O apito irá lhe ajudar a ser ouvido por uma longa distância, distância esta que seu grito não irá chegar e logo, em bem pouco tempo, você não terá mais voz para gritar. Muito mais fácil soprar.

Existem “códigos” no uso do apito. Sopradas curtas, longas, sequências e coisa e tal. Mas na hora do aperto, o importante é fazer barulho. Se lembrar na hora, três sopradas curtas significa emergência.
Como disse antes, este barulho é incomum em meio a mata ou a trilha, chamando a atenção de quem estiver por perto.

Nas minhas buscas por informação, já vi trocentos tipos de apito, grandes, pequeno, fraco, forte, de metal, de plástico, com bolinha, sem bolinha… enfim, existem muitos mesmo. Na minha opinião, você deve buscar um que seja fácil de soprar e que faça um som bastante alto. Um apito que não exija muito de seus pulmões para ser ouvido de longe.

Importante: Não adiante ter o apito e deixar no bolso da mochila, ele tem que estar junto ao seu corpo, de preferência no pescoço, fácil acesso. Existem apitos que são pulseiras, existem mochilas que vem com apito na alça, chaveiros que são apitos… tem muita coisa, mas acredito que um apito junto ao corpo é a melhor escolha para uma situação de emergência. Um equipamento super leve, pequeno e que pode salvar sua vida.

Espero que vocês tenham entendido a importância deste item e que levem com vocês nas suas caminhadas. Se cuidem, obrigado pela visita e um bom Caminho à todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s